Tempo de Leitura: 2 Minutos
Burnout – O que é e como tratar!
O que é o Burnout?
A síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, é uma doença mental que surge depois de uma pessoa passar por situações de trabalho desgastantes. Ou seja, surge por excesso de trabalho aliado à pressão do mesmo. Portanto, compreender o que é o Burnout é fundamental para entender como o tratar.
Quais os Sintomas?
Existem vários sintomas que podem indicar a Síndrome de Burnout, não sendo preciso sentir todos eles para ser diagnosticado. Além disso, na maioria dos casos, os sintomas vão surgindo de forma leve e piorando com o passar do tempo.
Sendo assim, alguns dos sintomas que podem surgir são:
- Exaustão extrema, física e mental;
- Dores de cabeça frequentes;
- Alterações no apetite;
- Insônia;
- Sentimentos de fracasso e insegurança;
- Pior desempenho no trabalho;
- Baixa autoestima;
- Adiar tarefas;
- Sentir-se sozinho e pouco valorizado;
- Menos confiança na capacidade para atingir objetivos.
Com tratar o Burnout?
Em situações de Burnout, recorrer a um profissional de saúde ou um especialista é a melhor opção e deve ser o primeiro passo para ultrapassar este problema. Além disso, existem algumas estratégias que podes seguir que te ajudam a prevenir e tratar, ou pelo menos vão ajudar-te a atenuar os seus sintomas:
- Aumenta o convívio com amigos ou colegas de trabalho;
- Tira umas férias;
- Pratica atividades como mindfulness;
- Dorme bem e assegura que dormes as horas necessárias;
- Adota uma alimentação saudável;
- Pratica exercício físico;
- Faz uma mudança no teu estilo de vida;
Em suma, se seguires as nossas estratégias e mesmo assim não sentires melhorias, procura ajuda com um profissional de saúde para que o teu problema não se desenvolva e consigas tratar-te. Assim, o burnout é uma doença que deve ser tratada e não deve ser ignorada pois pode prejudicar a tua vida e impedir que cumpras com as tuas tarefas do dia-a-dia.