Tempo de Leitura: 2 Minutos
Inteligência Emocional – O que é e 5 Dicas Para Desenvolver!
O que é a inteligência Emocional?
A inteligência emocional é a capacidade de uma pessoa para reconhecer e lidar com as suas emoções e sentimentos, tendo a capacidade de utilizá-las para benefício próprio. Ou seja, é uma habilidade que permite que as pessoas façam uma melhor gestão dos seus sentimentos e como agirão em sua conformidade.
Importância da Inteligência Emocional!
A inteligência emocional é muito importante tanto para a nossa vida pessoal como para a nossa vida profissional. É importante desenvolvê-la para sermos livres e capazes de reagir de forma adequada a cada emoção ou sentimento.
Por exemplo, imagina que estás no escritório e chega alguém enervado e com raiva. Cada palavra e gesto vão refletir as suas emoções. Nesse seguimento, o clima do departamento vai piorar e vão todos começar a tratar-se mal uns aos outros sem motivo aparente.
Isto acontece porque sentimentos são contagiosos, tanto para o bem como para o mal. É importante saber como reagir às emoções para nada nos impedir de alcançar os nossos objetivos pessoais e profissionais.
Como Desenvolver a Inteligência Emocional – 5 Dicas Úteis
1 – Pratica Autoconhecimento
O autoconhecimento é a base para desenvolver uma inteligência emocional sólida, estruturada e praticamente inquebrável. O autoconhecimento é um percurso de descoberta de si próprio, das suas emoções, pensamentos, valores e comportamentos. Descobre aqui como podes adquirir esta competência.
2 – Pratica a Empatia
A empatia é entender os outros, pôr-se na sua posição e comunicar com o próximo de forma que eles compreendam e sem prejudicar ninguém.
3 – Evita julgamentos precipitados
Evita fazer julgamentos precipitados em relação ao comportamento das outras pessoas. Pensa cuidadosamente antes de tomar qualquer decisão ou ação.
4 – Yoga e meditação
Yoga e meditação são boas práticas para diminuir os níveis de stress e ansiedade, contribuindo para o desenvolvimento de inteligência emocional. Quando estamos mais calmos, conseguimos ter mais consciência das nossas emoções.
5 – Conhece os teus limites
Depois do autoconhecimento, vais ser capaz de reconhecer os teus limites. Neste sentido, é importante respeitá-los, estabelecer prioridades e cuidar do teu bem-estar para evitar sentimentos negativos.